terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aécio Neves e suas propostas

Bem, antes de começarmos, vamos falar um pouquinho sobre a democracia.

O que é a democracia?

Bem, para alguns a democracia só se difere da ditadura pelo simples fato de que na primeira você manda nos outros e na segunda é os outros que mandam em você. Na teoria a democracia deveria garantir direito e liberdade a todos os indivíduos de uma mesma nação que fosse adepta a esse tipo de governo, além de dar às pessoas a possibilidade de escolherem seus representantes para ocuparem cargos importantes na direção do país, mas, como todos sabem, teoria é teoria e pratica é pratica. Em países como o Brasil, a teoria e a pratica nunca se deram bem e por isso o que vivemos pode ser considerada uma democracia feita para os ricos onde o pobre não tem vez e quando o tem só se da mal, pois são eleitos quase que exclusivamente políticos corruptos que só nos enganam e nos privem de alguns direitos inalienáveis. Essa espécie de político no Brasil, infelizmente, não é rara. Parece até mato, cresce numa rapidez desnecessária.
Falando sério agora, a democracia é uma espécie de governo em que a população possui uma participação ativa na política e na qual, além de poderem expor suas opiniões, tem o importante papel de escolherem seus representantes que ocuparão os cargos mais altos na política a fim de que estes aprovem leis que irão beneficiar a população que está sendo representada.
A democracia é a antítese da ditadura.

Depois dessa rápida explicação sobre o conceito de democracia, vamos falar de nosso tema: Aécio Neves e suas propostas.

Aécio Neves é um dos candidatos à presidência do Brasil que representa os interesses do partido PSDB. Esse partido em específico possui como símbolo um tucano azul e amarelo e, por esse motivo, seus integrantes muitas vezes são chamados de “tucanos”. Apelido interessante apesar de não fazer referência alguma aos narizes proeminentes dos PSDBenses.

Como todo bom candidato político, Aécio criou propostas que pretende executar quando ocupar o cargo da presidência. Algumas de suas propostas podem ser associadas com os planos que Juscelino Kubistchek, presidente do Período Democrático brasileiro (1956-61), propôs em seu Plano de Metas que estabelecia 31 objetivos a serem compridos em seu mandato, mas priorizando os seguintes setores: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação.

Na área da educação, tal como JK que reconhecia a inegável necessidade de capacitar professores a fim de melhorar o ensino, Aécio propõe medidas que objetivam a melhora da educação brasileira tais como a remuneração salarial dos professores e melhor profissionalização dos mesmos; melhoria na educação básica para alunos de 4 á 17 anos; melhores condições de estudo com relação à local e criação de políticas educacionais que beneficiarão todo o corpo educacional, desde alunos à professores.

Quanto à saúde, área em que Vargas institucionalizou a Saúde Publica pelo Ministério da Educação e Saúde Publica e criou o órgão Ministério da Saúde. As propostas de Aécio visam à melhora na condição do SUS, criando propostas que melhorem a condição salarial do trabalhador além de melhorar as instalações. Ele promete também maiores investimentos nessa área de forma geral.

Na área da Segurança Publica, ele pretende criar medidas efetivas para combater o uso de drogas no país; priorizará também o combate à violência fazendo com que a policia se modernize e que ocorram reformas legislativas a fim de impedir que jovens ingressem no mundo da violência; reformas no sistema penitencial também ocorrerão, mas só após privatizar esse sistema, pois assim, acredita Aécio, as condições dos detentos e trabalhadores melhorarão e conflitos internos deixarão de existir.


Na economia, ele pretende investir nas regiões mais fragilizadas e nas micro e pequenas empresas; nas universidades publicas e em instituições de pesquisas em geral; ao desenvolvimento industrial, da agropecuária e do setor de serviços; na integração do Brasil no mercado exterior; etc. Com relação a ultima medida citada, é possível observar que Aécio tenta impedir que acontecimentos como o ocorrido no governo de Dutra, que liberou de forma exagerada a importação fazendo com que a indústria nacional se desacelerasse e a dívida externa crescesse, ocorresse durante e após o seu mandato.


Carreira do Sr. Neves
Bem, acreditamos que apenas conhecer as propostas de um candidato não é o suficiente para conhecê-lo de fato. Por isso, através de um resumo bem elaborado, falaremos um pouco sobre a sua formação e progresso na carreira política.

Aécio Neves e seu avô Tancredo Neves
Em 1984, Aécio Neves se forma em economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Começou sua carreira política como secretário pessoal do avô Tancredo Neves logo após ser convidado pelo mesmo a trabalhar na campanha de Minas Gerais. No mesmo ano, ele Participa do Movimento das “Diretas Já”, movimento realizado a fim de livrar o Brasil da ditadura militar, e da Campanha Presidencial de Tancredo Neves.

Em 1985, após a morte de Tancredo Neves, é nomeado diretor da Caixa Econômica Federal e presidente da Comissão do Ano Internacional da Juventude.
De 1986 á 2002 cumpre quatro mandatos seguidos, como deputado federal.
Em 1988, ele participa da formulação da Constituição Brasileira, com a apresentação de 46 emendas, entre as quais destaca-se a que instituiu o direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos. No ano seguinte ele se ingressa ao partido PSDB, sendo que atua como líder na Câmara de 1997 até 2002 pelo partido.
Em 2001, é eleito presidente da Câmara dos Deputados. Entre as suas principais realizações, destacam-se: a articulação política que possibilitou a criação do Conselho de Ética, a implantação do Código de Ética e Decoro Parlamentar e o fim da imunidade parlamentar para crimes comuns.
Em 2002, é eleito o político mais influente do Congresso segundo pesquisa do Diap. No mesmo ano é considerado o primeiro governador de Minas Gerais eleito em primeiro turno, com cerca de 60% dos votos válidos.
2004 anuncia o “déficit zero” nas contas públicas do Estado, a partir da adoção de um novo modelo de trabalho, denominado “Choque de Gestão”. Para obter esse resultado, determina a extinção de cargos, enxuga o tamanho do Estado e corta seu próprio salário.
Em 2006 é reeleito em primeiro turno, recebendo a maior votação da história de Minas: cerca de 77% dos votos válidos.
Em 2010 seu governo atinge um índice superior a 90% de aprovação, de acordo com pesquisa da Vox Populi/Fiemg.
Inaugura a Cidade Administrativa Tancredo Neves, a nova sede do Governo de Minas, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Transfere o cargo ao seu sucessor, Antonio Anastasia, que, em 2010, vence as eleições para o Governo de Minas Gerais e dá continuidade ao projeto de governo de Aécio Neves.

De 2010 a 2013, como parlamentar, defendeu, de forma especial: a elaboração de um novo pacto federativo; o fortalecimento da ação parlamentar, com a restrição ao uso das medidas provisórias; a redução de impostos; a ampliação dos direitos dos trabalhadores domésticos; o direcionamento de 10% da receita do governo federal para a área de saúde; a mudança no cálculo usado para pagamento dos royalties da mineração.
Finalmente, em 2013, é eleito presidente nacional do PSDB, com mais de 97% dos votos do partido.
E agora em 2014 está concorrendo à presidência da república.
Um homem que literalmente cresceu na política e vive dela.







segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ficha Limpa


Essa Lei da Ficha Limpa é conhecida pela maioria mais entendida por poucos, para isso analisemos alguns pontos fundamentais a respeito dessa lei, onde nos ajudará a entender o que essa Lei tem feito, como foi criada, para que serve e em quais partidos atuais encontramos a maior quantidade de nomes com a ficha “suja”.

Primeiro quem propôs essa Lei?



Diferente da maioria das Leis que surge através do “Poder Legislativo”, a Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular onde conseguiram chegar a mais de dois milhões de assinaturas. Então durante o governo do Presidente Lula essa lei é sancionada.

Depois de saber como foi feita, é importante saber o que ela propõe e qual seu objetivo.

Bem, seu principal objetivo é impedir a candidatura de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado e aumenta de três para oito anos o período de inelegibilidade dos candidatos após o cumprimento da pena. Aos olhos do povo brasileiro essa Lei resolveria a maioria dos problemas, sem “corruptos” no poder, mas tal Lei não foi aprovada e vista desse modo por todos, mesmo sendo sancionada em 2010 começa a valer apenas nas eleições municipais de 2012,essa decisão de não aplicar logo os requisitos dessa nova Lei fez com quem vários candidatos que receberiam a elegibilidade barrada por causa de processos na justiça se beneficiassem diretamente.

O interessante é que essa ideia de que políticos com nomes sujos não pudessem se candidatar já existia, ideia vinda de Jânio Quadros,porém naquela época não existia uma lei especifica para isso.
Mas,se essa lei existisse nesse período democrático, de acordo com o que sabemos,dois de vários se destacariam como que não passando pelas exigências dessa lei,o JK e Vargas,mesmo fazendo mudanças necessárias e importantes para o Pais,poderiam ser barrados nas exigências da Lei por causa do aumento da divida externa.

E hoje?Como estão os candidatos e seus partidos?
A seguir,analise uma tabela com números recentes de partidos com mais candidatos barrados nessa lei:

Partido
Candidatos barrados
PSDB
56
PMDB
49
PP
30
PR
25
PSB
23

Dois candidatos as eleições para presidentes,estão também como os “preferidos” no maior numero de políticos barrados este ano pela lei da Ficha Limpa,Dilma (PT) Marina(PSB).De acordo com pesquisas esses partidos abrangem 16% dos 253 candidatos considerados “fichas sujas” pelos tribunais regionais.


Uma curiosidade interessante:


Vassouras fincadas em Brasília contra a roubalheira: um símbolo que evoca um tempo ruim, mas nem elas são poupadas

Essas são as 594 vassouras nas cores verde e amarelo ,é à soma do total de deputados federais e senadores que compõem o Congresso Nacional,foram fincadas pelo movimento contra a corrupção no ressequido gramado da Esplanada dos Ministérios, defronte à sede do Legislativo;

Vassoura traz à lembrança um tempo ruim, de um demagogo e falso moralista que foi Jânio
Lembrando assim o governo de Jânio Quadros que tinha como uma  vassoura, pois dizia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil,principalmente a corrupção.

Para mais informações acesse:

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas



Charge de Ficha Limpa

Analisar esses pontos é importante para decidir.Quem você colocará no poder?Tal candidato passaria na Lei da Ficha Limpa?Pergunte-se,leia e oriente-se,essa decisão é SUA.

Organizações e Características dos poderes Executivo e Legislatio

Legislativo – criação das leis 

O poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que é composto pela Câmara dos deputados e pelo Senado Federal

  • Câmara dos Deputados: Composta de representantes do povo, eleitos por voto proporcional, isto é, temos 513 Deputados e o mandato deles é de 4 anos 
  • Senado: Os membros do Senado também são eleitos por voto direto, mas, Majoritário e não proporcional. Cada Estado tem 3 Senadores, que representam a unidade federativa. No Estado o poder Legislativo é representado pelas Assembleias Legislativas compostas por Deputados Estaduais. Nos Municípios os representantes do Legislativo são os Vereados, que compõem a Câmara dos Vereadores.

Executivo: Execução das Leis

O poder executivo no Brasil é composto pelo Presidente da República no âmbito Federal pelos Governadores e pelos Prefeitos no âmbito Municipal 

  • O Sistema Eleitoral Brasileiro, tanto no executivo quanto no legislativo, é partidário, ou seja, os candidatos a se elegerem, precisam estar filiados a partir dos políticos. Os ministros do estado, nomeados pela presidência, também compõem o executivo. Esse poder exerce principalmente a função administrativa: gerencia o estado, aplicando a lei. De maneira limitada, também legisla por meio da edição de medidas provisórias.

Funções:

  • Legislativo: a elaboração de emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
  • Executivo: Presidente da República: chefiar o governo, administrar as decisões, aplicar as leis, iniciar o processo do legislativo, vetar total ou parcialmente projetos de leis, prover e extinguir cargos públicos federais e editar medidas provisórias com forças de leis.





Os deputados para a Assembleia Nacional Constituinte eram eleitos através de um sufrágio em que só havia eleições em cerca de um terço dos círculos eleitorais e em que apenas os homens, cidadãos alfabetizados, os chefes de família e os maiores de 21 anos podiam votar. De acordo com a Constituição de 1946, o mandato do presidente vigoraria por cinco anos. O direito ao voto era permitido a todos os brasileiros com mais de dezoito anos de ambos os sexos, mas os analfabetos eram proibidos de votar. Foi determinado, também, que a eleição para presidente e vice-presidente ocorreriam de forma separada. Atualmente no Brasil, os cidadãos podem começar a votar com 16 anos de idade, mas, sendo obrigatório apenas aos 18. O voto é livre para todos os tipos de pessoas (negras, brancas, bastardas, que classe média alta ou baixa, alfabetizado ou não) e agora as eleições são de quatro em quatro anos.




Prêmio Tubal Siqueira 2014 - Vencedor Categoria Estudante TV

Vote Consciente!



Esquerda? Direita?

No próximo domingo (05/10) muitos eleitores vão às urnas escolher o novo Presidente da República, Governadores, deputados, etc.
Mas muitos destes eleitores, não sabem realmente em quem estão votando.

Mas estamos aqui para tirar algumas dúvidas!!!

Esquerda política? Direita política? O que é isso?




No fim do século XVIII, "direita" e "esquerda" representava as posições de cadeiras onde os políticos se sentavam na Assembléia Nacional Constituinte Francesa.
Os representantes da pequena e média burguesia e de pessoas simpáticas a tais setores ficavam à esquerda. Eram os que desejavam o fim dos privilégios e uma reforma política e social.
Os representantes dos nobres, burgueses ricos e elementos do clero ficavam à direita. Eram os que não queriam grandes alterações na ordem social e política, que os beneficiava por meio de um sistema de privilégios.
Ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano.
Ser de direita, hoje, é atender os mais privilegiados como empresários, e burgueses.
Há também estudiosos que defendem a tese dos partidos de "Centro". Esses partidos são os chamados moderados. Os centristas não são nem capitalistas ao extremo e nem comunistas.

Partidos de Direita e Esquerda Hoje:  



Partidos de Direita e Esquerda no Período Democrático: 

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, Esquerda 
PSD - Partido Social Democrático, Direita
UDN - União Democrática Nacionalista, Direita


Lembre-se, faça uma boa escolha e vote consciente!

Marina Silva - PSB



Marina Silva - PSB
  Após a trágica morte de Eduardo Campos em meados de agosto, a vice Marina Silva (PSB) assume a candidatura e a preferência de votos pela candidata cresce, deixando assim uma acirrada disputa entre ela e a presidenta Dilma Rousseff (PT).


 Desde então, Marina Silva tem sido alvo de ataques do PT amedrontados pelos números das pesquisas de intenções de voto que mostravam a ex-senadora como eleita no segundo turno das eleições.
   
 Depois de sua candidatura não bem sucedida em 2010, quando era candidata pelo partido PV, Marina tentou a criação de um novo projeto de partido político que não foi bem sucedido. Em 2013 ela entrou para o partido PSB, porém muitos de seus projetos políticos anteriores ainda são muito parecidos com suas propostas de governo atual, tais como:
·         Saúde 10: que destina 10% da arrecadação bruta apara a saúde que atualmente é somente 4%;
·         Passe livre para alunos de escola pública, começando pelo ensino médio;
·         Incrementar a coleta seletiva;
·         Reduzir o desmatamento;
·         Aumentar 40% a área de florestas plantadas;
·         Escola Integral, entre outros...

Relação entre Marina Silva e Jânio Quadros
Ambos os políticos, Marina Silva e Jânio Quadros possuem aspectos parecidos. Possuem forte pressão da oposição, Marina com outros políticos e a população brasileira assim como Jânio Quadros. Tiveram influência com o plebiscito e mantiveram uma Política Moralista e Nacionalista, sendo assim, a política de economia entre ambos permanece com base nacional, produção, comercialização e distribuição de produtos, sem intervenções com relações internacionais. Várias mudanças nas áreas da política, criando assim um plano de base em cada um deles. Mantêm também o objetivo de igualdade entre as classes sociais, contribuindo para uma política mais democrática.

Pontos negativos em seu governo:
·         Marina não possui uma plataforma ampla e clara que mostre sua visão sobre os vários problemas do país;
·         Falta uma experiência direta com o povo;
·         A candidata não altera sua voz em discurso e palestras, e repete muito os gestos com as mãos;
·         Muda de opinião constantemente;
·         Não faz acordos com partidos.


Bibliografia:
Dilma Rousseff

O governo de Getúlio Vargas na era democrática foi caracterizado pela política desenvolvimentista e nacionalista. Candidato do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o partido de Vargas tinha uma ideologia centro esquerdista, entretanto o PTB tinha alianças com agremiações de centro direita, como o PSD (Partido Social Democrático) e PSP (Partido Social Progressista). Essa característica de alianças com partidos de centro direita é algo presente atualmente na divisão da candidata a presidência Dilma Rousseff, onde seu partido esquerdista o PT (Partido dos Trabalhadores), tem coligações com partidos centristas como o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e o PSD (Partido Social Democrático). Existem semelhanças ainda entre as propostas de governo de João Goulart e da Dilma, no programa político de Goulart foram criadas as chamadas Reformas de Base que tratava-se de um conjunto de medidas para modificar as estruturas sociais e  econômicas. Essas propostas estavam ligadas a reformas bancária, fiscal, urbana, tributária, administrativa, agrária e educacional.


 http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/coligacoes-partidarias/infografico/index.html





http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes/programa-de-governo-dilma/programa-de-governo-dilma-05.htm


http://mudamais.com/