terça-feira, 3 de junho de 2014

Holocausto, extermínio em massa.

O Holocausto


"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. 


Nas décadas de 1930 e 1940, a ascensão do regime nazista trouxe uma série de transformações drásticas no interior da Alemanha. Entre tais mudanças, houve políticas que atingiram diferentes setores da população alemã que eram consideradas "culpadas" pelos recentes fracassos socioeconômicos da nação. Sob a utilização de um discurso intolerante e preconceituoso, ciganos, negros, homossexuais, minorias religiosas e, principalmente, os judeus passaram a ser perseguidos pelo próprio Estado Alemão.

Entre as primeiras ações de segregação, estava a obrigação de que os judeus utilizassem distintivos em suas roupas e a formação de guetos em que concentravam a presença judaica nas cidades, começaram a serem privados de alguns serviços públicos e foram proibidos de adquirir determinados tipos de mercadoria como óculos, máquinas de escrever e bicicletas. Tudo viria a piorar, com a implantação dos chamados campos de concentração.

Nesses campos, as vítimas do regime de Hitler tinham que viver confinadas e seriam obrigadas a trabalharem de forma compulsória, sem receber nenhum tipo de remuneração por tal. Além disso, os confinados eram submetidos a bizarras experiências que envolviam a mutilação e a tortura.De acordo com o ideário nazista, os que fossem capazes de resistir a essa gama de abusos sistemáticos deveriam ser considerados superiores e liberados.

Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, a derrocada alemã estabeleceu uma política de extermínio da população enjaulada nos campos de concentração. Nos meses finais do conflito, a matança dos judeus em massa já era um dado conhecido entre as nações europeias. Infelizmente, o trauma e as dimensões do conflito mundial dificultaram fortemente a organização de qualquer tipo de mobilização maior contra essa matança que ficou historicamente conhecida como “holocausto”.

  • Em 1933, a população judaica européia era de mais de nove milhões de pessoas.


  • Em 1945, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação por eles denominada "Solução Final".


  • Após o Holocausto muitos sobreviventes encontraram abrigo nos campos para deslocados de guerra administrados pelos poderes Aliados. Entre 1948 e 1951, cerca de 700.000 sobreviventes emigraram da Europa para Israel. Muitos outros judeus deslocados de guerra emigraram para os Estados Unidos e para outras nações, tais como o Brasil.

Abaixo uma imagem dos campos de concentrações nazistas.



Veja uma lista dos campos de concentrações nazistas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_campos_de_concentra%C3%A7%C3%A3o_nazistas



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mapa Conceitual-Holocausto





Explicação do mapa conceitual
O holocausto foi uma pratica de perseguição política étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Hitler deseja ter uma raça pura conhecida como a raça ariana, então passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o Nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo foram os ciganos, judeus, homossexuais, deficientes entre outros.
Então criaram o campo de concentração onde essas pessoas eram forçadas a viver e trabalhar, e nesse lugar eles passavam necessidades.E com o fim da Segunda Guerra e a derrota alemã,os alemães decidiram assassinar os concentrados.
Curiosidade: vídeo

"O Holocausto - As atrocidades da Segunda Guerra Mundial - História Pensante"


MÍDIA:


montanha de cadáveres que se formou nessa cova:



as pessoas entrando no vagão onde iriam deixá-los no campo de concentração:


homem morto sendo cremado:


as condições precárias das pessoas o horror que elas viviam


instalações do campo parte interna:


uma pilha de corpos e seus parentes a olhar olhando para seus entes mortos:





essa imagem representa as pessoas indo para fora de suas casas de seus lares em direção aos campos de concentração:



combustível usado na cremação:



homens sendo executados:


pilha de corpos mortos e deixados onde estão:


essa são as sacas com os cabelos das pessoas todas as pessoas tinham seus cabelos cortados:


homem sendo ordenado a jogar os corpos mortos neste buraco:


crianças doentes e morrendo:



Curiosidades:

Durante o Holocausto Oskar Schindler que era um empresário alemão, salvou da morte mais de 1000 judeus empregando-os nas suas fábricas. O empresário ficou famoso pelo filme produzido em sua homenagem chamado "A Lista de Schindler" (1992). Porém ao contrario da imagem que o filme passa de "bom moço", Schindler não tinha a real intenção de salvar judeus de um fim nos campos de concentração, mas estava interessado na mão-de-obra gratuita.




























Curiosidades

Durante os seis anos de guerra, foram assassinados pelos nazistas aproximadamente 6.000.000

de judeus – incluindo 1.500.000 crianças – representando um terço do povo judeu naquela

época. Esta decisão de aniquilar os judeus, já prevista desde 1924 no livro “Mein Kampf”, de

Adolf Hitler, foi uma operação feita com fria eficiência, um genocídio cuidadosamente planejado e

executado. Foi única na história em escala, gerenciamento e implementação, e por essa razão

recebeu um nome próprio: o Holocausto.

Atualidades

O Papa Francisco pediu nesta segunda­feira (26) em Jerusalém que "nunca mais" permita um

horror como o do Holocausto, "uma monstruosidade" e "um pecado" da qual os homens devem

"se envergonhar". A declaração foi dada Memorial Yad Vashem, dedicado às vítimas do

extermínio de seis milhões de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra

Mundial.

Francisco pronunciou uma oração após saudar sete sobreviventes daquele genocídio, acender o

fogo da memória e rezar perante uma coroa de flores que lhe apresentaram uma menina católica


e um menino judeu.





O que foi o Holocausto? Quais as causas e as conseqüências?


Deixe aqui a sua opinião!