sexta-feira, 30 de maio de 2014

Questões sobre o Holocausto

 1- Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
  1. Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
  2. Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
  3. Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
  4. Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
  5. Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.
 2- A razão adotada pelos nazistas para realizarem o holocausto de diversos povos residia em uma suposta teoria científica, na qual os arianos seriam uma raça superior a diversos outros povos que existiam no mundo. Frente a isso, aponte a alternativa que indica um povo que não foi alvo do holocausto nazista.
  1. Eslavos
  2. Ciganos
  3. Gregos
  4. Judeus
3- (UFRN) O filósofo alemão Theodor Adorno, refletindo sobre aspectos da sociedade ocidental do século XX, chegou à conclusão de que “Pessoas que se enquadram cegamente em coletividades transformam-se em algo análogo à matéria bruta e omitem-se como seres autodeterminantes. Isso combina com a disposição de tratar os outros como massa amorfa [...] Aquilo que exemplificava apenas alguns monstros nazistas poderá ser observado hoje em grande número de pessoas, como delinquentes juvenis, chefes de quadrilhas e similares, que povoam o noticiário dos jornais, diariamente [...] As pessoas dessa índole equiparam-se de certa forma às coisas. Depois, caso o consigam, elas igualam os outros às coisas. A expressão ‘acabar com eles’, tão popular no mundo dos valentões, como no dos nazistas, revela muito bem essa idéia”.
COHN, Gabriel (Org). Theodor Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 40.
O acontecimento da história da Alemanha que, no século XX, serviu de base para as reflexões de Adorno no fragmento anterior foi:
  1. a ascensão política dos junker – grandes proprietários, conservadores, protestantes –, que  tinham se beneficiado com a alta dos preços, após a Guerra Franco-prussiana.
  2. a agressiva política externa do III Reich, reivindicando territórios da Polônia, que acabaria sendo invadida por Hitler.
  3. a política de manutenção da “pureza da raça” ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.
  4. a tomada do poder pelo Partido Comunista Alemão, que pregava a revolução socialista como alternativa para sair da crise econômica decorrente do Tratado de Versalhes.
4- A história do Holocausto ficou também marcada por fatos, locais, teorias e personagens que passaram para a história como representantes desde sombrio período histórico do século XX. A partir das informações referentes ao Holocausto, relacione os dois grupos de afirmativas abaixo, indicando depois quais os pares relacionados estão totalmente corretos.
  1. Anne Frank.
  2. Auschwitz.
  3. Solução Final.
  4. Eugenia.
  5. Arianismo.
  1. Campo de concentração localizado na Polônia, onde milhares de judeus e ciganos foram mortos pelo exército nazista.
  2. Teoria racial que pregava a supremacia da raça ariana sobre as demais raças existentes entre os seres humanos.
  3. Garota judia que ficou famosa por escrever um diário onde relatava o cotidiano em um gueto judeu.
  4. Nome dado à política de extermínio maciço dos judeus que se encontravam nos campos de concentração.
  5. Teoria biológica desenvolvida no século XIX, que afirmava que as diferenças entre as várias etnias indicava a superioridade de uma sobre as outras.
Assinale a alternativa em que os pares estão corretos:
  1. a-3; b-1; c-4; d-5; e-2.
  2. a-5; b-2; c-3; d-1; e-4.
  3. a-2; b-1; c-3; d-4; e-5.
  4. a-4; b-2; c-5; d-3; e-1.
  5. a-1; b-3; c-4; d-5; e-2.
5- Se Auschwitz não era um "campo de extermínio", qual era seu verdadeiro proposito?




Respostas:
1)Letra E. Os nazistas se consideravam membros da raça ariana, uma etnia que, devido a sua constituição biológica, tornava-se superior a todas as demais etnias.
2)Letra C. Os nazistas não julgavam os gregos como inferiores, principalmente pelo reconhecimento que tinham sobre o desenvolvimento da civilização grega na Antiguidade Clássica.
3)Letra C.
4)Letra A.
5)Era um centro de internamento e parte de um complexo manufatureiro de grande escala. Combustível sintético foi produzido lá, e seus prisioneiros foram utilizados como força de trabalho.



terça-feira, 27 de maio de 2014

Mídia


A História da Segunda Guerra Mundial


Imagens da Segunda Guerra Mundial










segunda-feira, 26 de maio de 2014

Texto-Segunda Guerra Mundial

Como tudo começou

Podemos considerar que a principal causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1935-1945) foi à idéia de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão e desta forma ampliar a obtenção de poder e recursos materiais, principalmente matérias-primas.
 
O presidente Norte-Americano Woodrow Wilson disse que a primeira guerra serviu para acabar com todas as outras guerras, acabou não sendo assim principalmente para Alemanha, que buscava meios de se vingar das humilhações sofridas por aquela derrota surgindo assim um sentimento revanchista, sendo a segunda guerra uma continuação da anterior. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar território perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites. Estes objetivos seriam conquistados, de acordo com as intenções, através da guerra. 
Somente idéias de governos não são suficientes para causar uma guerra, ainda mais uma de grandes proporções como foi a Segunda Guerra Mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). 

A Guerra e seu final

O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliada.
De 1941 a 1945 ocorreram às derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada do e EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália.
O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades. 
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.


Qual foi a batalha mais sangrenta da 2º Guerra Mundial? Quais países estavam envolvidos nesta batalha?


Compartilhe conosco suas opiniões e deixe suas duvidas!! 

ATUALIDADES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

A reunificação, as forças armadas da Alemanha Ocidental e Oriental se juntaram e formaram uma nova força militar. A força aérea do leste tinha aviões de fabricação russa, como o Sukhoi Su-17, o MiG-21, o MiG-23 e o MiG-29. A principal aeronave de combate do oeste era o F-4F Phantom II americano. No século XXI, o Eurofighter Typhoon se tornou o principal caça alemão em atividade.
Nos anos 90, o país participou de missões de combate como intervenção da OTAN na lugoslavia. A força aérea alemã também atuou no Afeganistão. O exército alemão também utiliza seus helicópteros a partir da base da Luftwaffe em Mazar-i-Sharif. Aviões C-160 alemães também participam de missões na região.
Em 2004, o governo alemão anunciou reformas nas forças armadas do país. Entre os planos estavam a redução da quantidade de aviões da força aérea. A encomenda dos caças Eurofighter foi reduzido para 140 e os últimos F-4 Phantoms foram aposentados, com o número de aviões Tornado também sendo reduzidos.
A força aérea alemã é actualmente (2014) constituído por 30.406 soldados.

CURIOSIDADES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

  • A causa imediata do conflito foi a invasão da Polônia pelos alemães, no dia 1ª de setembro de 1939, depois de o líder Adolf Hitler já ter anexado a Áustria e um pedaço da Tchecoslováquia. Mas apenas no ano seguinte o conflito começou. A guerra se internacionalizou com o ataque japonês à base de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941.

  • Pearl Harbor era a maior base americana no oceano Pacífico. Situava-se na ilha Oahu, no Havaí. O local era chamado de Wai Momi ("águas de pérolas") pelos havaianos por causa das ostras de pérolas que já haviam existido lá. 

  •   O ataque ao porto, em 7 de dezembro de 1941, foi reflexo de uma década de tensões entre Estados Unidos e o crescente expansionismo e militarismo japonês. O Japão havia invadido a China em 1937, se aliado com Alemanha e Itália no Eixo em 1940, e ocupado a Indochina francesa em julho de 1941. Os Estados Unidos tinham interesses comerciais naquela região da Ásia e responderam ao Japão impondo sanções econômicas ao país. Como represália, a aviação japonesa atacou Pearl Harbor.

  • O primeiro torpedo estourou em Pearl Harbor às 7h55 (hora local). Em seguida, surgiram cerca de 350 aviões japoneses que, em duas horas, acabaram com a frota americana que estava no porto: 21 navios foram afundados ou seriamente danificados e 188 aeronaves foram destruídas. Um dos 8 encouraçados abatidos afundou com 1.177 tripulantes americanos. Entre os 2.403 mortos, 68 eram civis. Foram contabilizados 1.178 feridos. Entre os japoneses, 64 pessoas morreram, 29 aviões foram abatidos e 5 pequenos submarinos afundados. No dia seguinte, os Estados Unidos declararam guerra ao Eixo.

  • O exército alemão dominava quase todo o continente europeu. Mas no dia 6 de junho de 1944, os aliados começaram a derrotar o Terceiro Reich, de Adolf Hitler, com a retomada da região da Normandia, litoral da França. Uma invasão usando a Inglaterra como base era previsível demais, pensavam os alemães. Hitler imaginava que eles viriam por Pás-de-Calais, o local em que o Canal da Mancha é mais estreito. Errou. A Operação Overlord, a mais espetacular ação militar de todos os tempos, envolveu 3 milhões de soldados, 5339 embarcações, 11 mil aviões e 15 mil tanques e veículos blindados. Morreram 80 295 soldados alemães, 34 417 soldados aliados e 12 850 civis franceses.

  •   A guerra terminou no dia 8 de maio de 1945, com a vitória das Forças Aliadas, formadas por 25 países. No dia 14 de agosto, o Japão rendeu-se. A rendição formal foi feita, solenemente, a bordo do navio "Missouri", no dia 2 de setembro.

  •  O saldo foi de quase 60 milhões de mortos, sendo 6 milhões de judeus (um terço da população judaica do mundo). Calcula-se que, na Europa Ocidental, 1,5 milhão de edifícios foram destruídos.

  •  Durante a guerra, 108 generais alemães suicidaram-se.

  •  Em 1943, uma renomada fundação inglesa de proteção aos animais decidiu criar uma condecoração para atos de bravura praticados pelos bichos. A Medalha Dickin teve seu nome escolhido em homenagem à então diretora da fundação, Maria Dickin. Marinha, Exército e Aeronáutica Inglesa utilizaram os pombos em missões perigosíssimas, nas quais as aves deveriam cruzar o território inimigo levando mensagens presas nas pernas ou costas. 54 medalhas foram entregues entre 1943 e 1949, homenageando 32 pombos, 18 cachorros, 3 cavalos e 1 gato por suas contribuições durante e após a Segunda Guerra.

  • O gato Simon era mascote do navio de guerra inglês Amethyst. Ele recebeu a Dickin por Bravura Evidente e Devoção ao Serviço na Guerra. Já Rob, um dos cachorros condecorados, saltou mais de 20 vezes de para-quedas em missões secretas no campo inimigo.


Exercicios Segunda Guerra

Marque a alternativa VERDADEIRA:
Questões:
01) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Checoslováquia;
b) a tomada do corredor Polônes que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdanki, pelos italianos);
c) a invasão da Polônia por tropas Nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich;
d) a efetivação do ‘’Anschluss‘’, que desenvolveu a Áustria da Alemanha;
e) a invasão da Polônia por tropas Alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético

02) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, enumere as colunas, e marque a alternativa que indica a sequência de números;
1-Blitzkrieg                    
2-Kamikaze                   
3-A grande aliança
4-As nações do Eixo     
5-Nagasaki                           
(    )guerra relâmpago.
(    )cidade arrasada pela bomba atômica.
(    )piloto suicida utilizado pela aviação Japonesa.
(    )Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
(    )Japão, Itália e Alemanha.

a)2,3,4 ,5 e 1
b)1,2,5,4 e 3
c)1,5,2,4 e 3
d)1,5,2,3 e 4
e)4,5,2,3 e 1

03) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."  (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de
investimentos;
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;    
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

04) A respeito da Segunda Guerra Mundial, marque V ou F:
a) (   )Os países que se dividiram em dois grupos, no qual participaram da guerra. Em um lado, as potências aliados, Reino Unido, França, URSS e EUA, do outro lado, as potências de Eixo, composto pela Alemanha, Itália e Japão.
b) (   )Com o ataque a Pearl Harlor, no Havaí, praticado pelo Japão, os EUA entra na guerra no ano de 1941, a favor das potências dos aliados , o que faz uma grande mudança na guerra.
c) (    )O Pacto de Não-Agressão tinha a intensão principal de fazer a união entre   a URSS e a Alemanha, sendo assim não teria o início de uma grande guerra mundial, ocorrida tal então no continente Europeu.
d) (    )Com a batalha de Stalingrado, ocorrida entre a URSS e a Alemanha, houve-se a primeira derrota da Alemanha.
e) (    )No começo do ano de 1945, a guerra estava definida a favor das potências do eixo. A contraofensiva Alemã nas ardenas tinha saído vitoriosa , e a frente oriental saia ganhando contra o avanço soviético.
f) (   )Os países como os EUA e URSS, possuíam uma grande força militar para guerriar, possuindo Panzer (tanques de guerra), além de forças aérias e marítimas, porem com toda a força da Alemanha também, houve derrota dos Alemães em cima dos Soviéticos.

05) Com seus conhecimentos sobre a segunda guerra mundial e sobre como as potencias EUA, Inglaterra e URSS atacaram e venceram a guerra. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) (    )O estopim para o inicio da guerra foi a tentatva bem sucedida da Alemanha de conquistar a Polônia. Tarefa fácil para o exercito de Hitler, conquistar toda aquela região.
b) (    )Após o pacto de não agressão da Alemanha com a URSS. Hitler e seu exército avançaram sobre os países Europeus não dominados ate então.
c) (    )Porem o acordo de 1939 (pacto de não agressão) não tinha passado de uma manobra para neutralizar a URSS. Com isso  Hitler ataca o lado oriental e acaba perdendo uma batalha em Stálingrado sua primeira derrota.
d) (  )Com essa derrota o mito de que os exércitos Alemães eram imbatíveis foi quebrado. Incentivando a Inglaterra e os EUA se aliarem a URSS para deter o nazismo, porem as velhas rivalidades dos EUA e URSS ainda estavam em primeiro plano.
e) (    )O dia D foi o plano dos aliados de atacar os nazistas na região da Normandia onde desembarcaram 300 mil homens. Surpreendendo os Alemãs, com isso a Alemanha ficou presa sem saída era atacada por todas os lados pelos Ingleses, Americanos e Soviéticos, os Americanos venceram e derrubaram os Nazistas.

Respostas;
01) C
02) D
03) A
04) V,V,F,V,F,V
05) F,V,V,F,F

Mapa Conceitual: 2° Guerra Mundial