segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Esquerda? Direita?

No próximo domingo (05/10) muitos eleitores vão às urnas escolher o novo Presidente da República, Governadores, deputados, etc.
Mas muitos destes eleitores, não sabem realmente em quem estão votando.

Mas estamos aqui para tirar algumas dúvidas!!!

Esquerda política? Direita política? O que é isso?




No fim do século XVIII, "direita" e "esquerda" representava as posições de cadeiras onde os políticos se sentavam na Assembléia Nacional Constituinte Francesa.
Os representantes da pequena e média burguesia e de pessoas simpáticas a tais setores ficavam à esquerda. Eram os que desejavam o fim dos privilégios e uma reforma política e social.
Os representantes dos nobres, burgueses ricos e elementos do clero ficavam à direita. Eram os que não queriam grandes alterações na ordem social e política, que os beneficiava por meio de um sistema de privilégios.
Ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano.
Ser de direita, hoje, é atender os mais privilegiados como empresários, e burgueses.
Há também estudiosos que defendem a tese dos partidos de "Centro". Esses partidos são os chamados moderados. Os centristas não são nem capitalistas ao extremo e nem comunistas.

Partidos de Direita e Esquerda Hoje:  



Partidos de Direita e Esquerda no Período Democrático: 

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, Esquerda 
PSD - Partido Social Democrático, Direita
UDN - União Democrática Nacionalista, Direita


Lembre-se, faça uma boa escolha e vote consciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário