quinta-feira, 15 de maio de 2014

Exercícios sobre o nazifascismo

1)(PUC-Minas) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidosslogansutilizados pelos nazistas.  
Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.
Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.

A análise e integração dessesslogansno conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir,EXCETO:   
a) A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
b) A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
c) Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?
d) O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.

Resposta:b. Não havia uma pregação de igualdade entre os sexos, havia sim uma diferenciação de origem supostamente biológica, determinando às mulheres uma posição submissa, cumprindo suas funções domésticas.

2)Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar:

a) o ideário da "raça pura".
b) conflitos entre burguesia e nobreza.
c) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.
d) as consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice Aliança, durante a Primeira Guerra Mundial.
e) A luta pelo poder entre partidos fortes da direita.

Resposta:c. O temor de revoluções de esquerdas inspiradas na experiência russa foi um argumento sistematicamente utilizado pelos partidos fascistas e nazistas. Ao ver de ambas as tendências, a luta de classes promovida pelas esquerdas era um princípio de desordem que feria os interesses gerais da população. Como consequência, vemos que o nazi-fascismo teve amplo apoio de grupos sociais médios e burgueses.

3)(Unifesp)Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.
Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia

a) socialista.
b) liberal-fascista.
c) nazi-fascista.
d) anarquista.
e) Capital.
Resposta:c. Observando o tom patriótico exacerbado do texto, podemos ver que a ideia de se “matar pela nação” encaixa perfeitamente nos ditames veiculados pelo nazismo e fascismo.

4. (Cesgranrio) Entre Mussolini e Hitler, há em seus programas, pontos em comum, como a:
a) mobilização contínua das massas através de apelos nacionalistas e a manutenção de uma política de apoio aos socialistas.
b) ideia de centralização administrativa e o fortalecimento dos mercados de troca, principalmente ingleses.
c) organização militar da juventude e a não-intervenção do Estado na vida econômica e política.
d) necessidade de fortalecimento do Estado e a adoção do corporativismo como base da reestruturação das relações sociais.
e) produção de um ideal bélico que acentuasse o gênio militar dos fascistas e a incorporação das minorias étnicas ao Estado com plena liberdade.
Resposta: d

5. (Puccamp) "O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades."
Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo

a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.
c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos.
d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, a partir do século XIX, entre a Grécia ea Turquia.
Resposta:a

6. (UFMG) A experiência nazista alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa.
Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:

a) O 'Fuhrer' estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos públicos.
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.
Resposta:d

7-Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (...).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:

I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler. 
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão. 
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo. 
São corretas apenas as afirmações:

A) I, II e III 
B) I, II e V 
C) I, III e IV 
D) II, III e V 
E) II, IV e V 
Resposta: d 


8-(Ufrs) "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver." (J. Goebbels)
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A. Hitler) 
"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado." (Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte." (F. Weachter)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que:

a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo e da obediência sem questionamentos, aquelas lhes eram completamente indiferentes.
b) ao contrário da produção cultural, à qual eram refratários, os nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais da República de Weimar. 
c) tanto a educação como a cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda. 
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
Resposta: d


9-(Ufsm 2000) "Fascinante Fascismo" é o título do artigo em que Susan Sontag delineia esse movimento acontecido na Itália, durante a primeira metade deste século.
Com relação ao regime fascista, analise as afirmações indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F) .

( ) É adotado como posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético.
( ) Suas bases foram preparadas por Mussolini, que recebeu apoio da burguesia industrial e financeira para impor um regime ditatorial.
() Pode ser caracterizado cabelo repúdio ao comunismo, ao racismo e ao catolicismo.
( ) A partir da década de trinta, ocorreu maior intervenção do Estado na educação, meios de comunicação e economia, o que se associou a um projeto expansionista.
A sequência correta é

a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.
e) F - V - F - V.

Resposta: d

10) (UNITAU) O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

Resposta:a

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