1)(PUC-Minas)
A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da
sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão
reproduzidosslogansutilizados pelos nazistas.
Para
o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.
Para
a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.
A
análise e integração dessesslogansno conjunto ideológico/doutrinário do
nazismo permitem concluir,EXCETO:
a) A
questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população
alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
b) A
ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do
trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
c) Os
valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um
apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?
d) O
lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções
tidas como eminentemente femininas.
Resposta:b.
Não havia uma pregação de igualdade entre os sexos, havia sim uma diferenciação
de origem supostamente biológica, determinando às mulheres uma posição
submissa, cumprindo suas funções domésticas.
2)Fascismo
e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se
apontar:
a) o
ideário da "raça pura".
b) conflitos entre burguesia e nobreza.
c)
crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que
favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.
d) as
consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice
Aliança, durante a Primeira Guerra Mundial.
e) A
luta pelo poder entre partidos fortes da direita.
Resposta:c. O temor de revoluções de
esquerdas inspiradas na experiência russa foi um argumento sistematicamente
utilizado pelos partidos fascistas e nazistas. Ao ver de ambas as tendências, a
luta de classes promovida pelas esquerdas era um princípio de desordem que
feria os interesses gerais da população. Como consequência, vemos que o
nazi-fascismo teve amplo apoio de grupos sociais médios e burgueses.
3)(Unifesp)Morrer
pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front,
matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém
pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser
cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua
vontade viva na de outro homem.
Esse
texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia
a)
socialista.
b) liberal-fascista.
b) liberal-fascista.
c)
nazi-fascista.
d)
anarquista.
e) Capital.
Resposta:c.
Observando o tom patriótico exacerbado do texto, podemos ver que a ideia de se
“matar pela nação” encaixa perfeitamente nos ditames veiculados pelo nazismo e
fascismo.
4. (Cesgranrio) Entre Mussolini e Hitler, há em seus
programas, pontos em comum, como a:
a)
mobilização contínua das massas através de apelos nacionalistas e a manutenção
de uma política de apoio aos socialistas.
b) ideia
de centralização administrativa e o fortalecimento dos mercados de troca,
principalmente ingleses.
c)
organização militar da juventude e a não-intervenção do Estado na vida
econômica e política.
d)
necessidade de fortalecimento do Estado e a adoção do corporativismo como base
da reestruturação das relações sociais.
e)
produção de um ideal bélico que acentuasse o gênio militar dos fascistas e a
incorporação das minorias étnicas ao Estado com plena liberdade.
Resposta:
d
5. (Puccamp) "O Fascismo italiano e o Nazismo
alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um
financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do
capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do
sistema, os lucros e as propriedades."
Servindo de exemplo a muitos países também atingidos
pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo
a)
reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da
Segunda Guerra Mundial.
b)
transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua
supremacia apenas pela Dinamarca.
c)
organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos
Estados Unidos.
d)
desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, a partir do século XIX, entre a Grécia ea Turquia.
Resposta:a
6. (UFMG) A experiência nazista alemã inaugurou uma
nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa.
Todas as alternativas apresentam afirmações que
contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista,
EXCETO:
a) O
'Fuhrer' estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e
projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa.
b) O
governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de
ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão.
c) O
governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair
a multidão aos eventos públicos.
d) O
governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao
incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os
nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes
espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.
Resposta:d
7-Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e
(pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de
1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas
para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (...).Mas o nazismo foi
também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção
de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o
militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota
na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já
referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de
São Paulo, 11/12/2007.)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
A) I, II e III
B) I, II e V
C) I, III e IV
D) II, III e V
E) II, IV e V
Resposta: d
8-(Ufrs) "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver." (J. Goebbels)
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A. Hitler)
"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado." (Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte." (F. Weachter)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que:
a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo e da obediência sem questionamentos, aquelas lhes eram completamente indiferentes.
b) ao contrário da produção cultural, à qual eram refratários, os nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais da República de Weimar.
c) tanto a educação como a cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
Resposta: d
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
A) I, II e III
B) I, II e V
C) I, III e IV
D) II, III e V
E) II, IV e V
Resposta: d
8-(Ufrs) "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver." (J. Goebbels)
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A. Hitler)
"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado." (Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte." (F. Weachter)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que:
a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo e da obediência sem questionamentos, aquelas lhes eram completamente indiferentes.
b) ao contrário da produção cultural, à qual eram refratários, os nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais da República de Weimar.
c) tanto a educação como a cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
Resposta: d
9-(Ufsm 2000) "Fascinante Fascismo" é o
título do artigo em que Susan Sontag delineia esse movimento acontecido na
Itália, durante a primeira metade deste século.
Com relação ao regime fascista, analise as
afirmações indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F) .
( ) É adotado como posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético.
( ) Suas bases foram preparadas por Mussolini, que recebeu
apoio da burguesia industrial e financeira para impor um regime ditatorial.
() Pode ser caracterizado cabelo repúdio ao comunismo, ao racismo e ao catolicismo.
( ) A partir da década de trinta, ocorreu maior intervenção
do Estado na educação, meios de comunicação e economia, o que se associou a um
projeto expansionista.
A sequência correta é
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.
e) F - V - F - V.
Resposta: d
10) (UNITAU) O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.
Resposta:a
Eu acho que essa 8 é letra C procurei em outros sites e todas estão a C
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